Chá de maconha: benefícios, contraindicações e preparo

Chá de maconha: benefícios, contraindicações e preparo

32 Por BoGel

A Cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha, ou ainda como cânhamo, é uma planta onde seu uso rende vários debates, já que é considerada uma droga ilícita. Seu modo de consumo mais comum é através da inalação da fumaça proveniente do fumo, entretanto, são diversos os modos onde se pode utilizar e aproveitar ao máximo os efeitos e benefícios que a Cannabis proporciona. Entre estes modos, está o chá de maconha, que é o tópico deste artigo, muitas vezes utilizado tendo como foco o uso terapêutico.

Chá de maconha x Chá da sua vó

Antes de iniciar, é necessário entendermos o que seria chá e o que seria o chá de maconha. De acordo com o Wikipedia, “o chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de plantas, geralmente preparado com água quente”. Não falarei muito sobre o chá em si pois acredito que todo mundo já tenha tomado aquele chá de boldo que sua vó diz que cura até câncer.

chá de maconha

Vovó vai mudar de ideia depois que tomar seu chá.

Com relação ao chá de maconha, cannabis ou de Cânhamo, é necessário falar antes de algumas características da planta. A Cannabis, como muitos dos leitores desse blog devem saber, produz compostos chamados canabinoides, que são os responsáveis pelos efeitos da maconha (que te deixam doidão!). Os canabinoides geralmente produzidos pela maconha em maior quantidade são o canabidiol (CBD) e/ou o tetrahidrocanabinol (THC), sendo este último o responsável pelos princípios psicoativos.

Há muita controvérsia a respeito do consumo da maconha, ainda mais quando se trata do consumo terapêutico, visto o preconceito que existe contra a planta. Porém, as pesquisas e publicações a respeito do CBD – canabinoide responsável pelos efeitos terapêuticos – vem crescendo em todo o mundo, pois estão sendo percebidos os benefícios a saúde.

Benefícios a saúde

Com o decorrer dos anos e o aumento da popularidade da Cannabis, foi se intensificando os estudos feitos para se conhecer melhor as propriedades e benefícios que a planta proporciona.

Com o auxílio desses estudos, foi comprovado que a maconha é eficaz no tratamento de diversos problemas cotidianos, como náuseas, inflamações e dores, além de contribuir na melhora em tratamentos de doenças mais graves como a epilepsia, Alzheimer, glaucoma e outros tantos problemas.

Veja a seguir alguns dos benefícios do chá de maconha:

  • Trata a dor: a cannabis é indicada para reduzir as dores ou desconfortos que podem surgir por doenças reumáticas ou por enxaquecas. O motivo é que produz um efeito analgésico e anti-inflamatório que consegue melhorar estes sintomas;
  • Anticonvulsivo: trata-se de uma planta com propriedades relaxantes que costuma ser muito eficaz para tratar doenças como a esclerose múltipla, ou também para os afetados pela síndrome de Tourette, já que ajuda a controlar estas crises e a relaxar os músculos;
  • Alivia a quimioterapia: as dores relacionadas aos tratamentos de quimioterapia podem ser reduzidas graças à maconha já que consegue relaxar os músculos, reduzir as dores e, também, incentivar a fome, algo que costuma ser fortemente afetado neste tipo de tratamento;
  • Trata a depressão: graças ao seu efeito relaxante, esta planta consegue reduzir os episódios de estresse ou ansiedade, além de melhorar o estado de humor das pessoas que vivem com depressão.

Contraindicações do chá de maconha

Durante a produção deste artigo, pesquisei em diversos fóruns a respeito das contraindicações do uso do chá de maconha. Não pude ver de fato alguma contraindicação que me desse certeza de algum efeito colateral do uso do chá da maconha.

Apenas os “efeitos colaterais” já conhecidos pelo uso do fumo como, a curto prazo, problemas com a memória e aprendizado, percepção distorcida, dificuldade em pensar e resolver problemas, problemas de coordenação e habilidades motoras entre outros que, como disse, já são conhecidos pela população em geral.

Entretanto, vale ressaltar o seguinte. Nas minhas pesquisas, constatei debates entre pessoas falando que o chá de Cannabis possui efeito abortivo. Não verifiquei nenhum dado científico que comprovasse tal efeito, mas, assim como toda e qualquer outra droga, não é NÃO É RECOMENDADO O CONSUMO POR GESTANTES, LACTANTES E CRIANÇAS.

Modo de preparo do chá de maconha

Agora vamos ao motivo que provavelmente te trouxe até aqui. Existem diversas formas de se preparar o chá de maconha. Abaixo mostrarei a forma mais conhecida de preparar o chá, utilizando manteiga para extrair o THC e assim, te deixar doidão!

Ingredientes:

  • 0,5 grama de maconha;
  • 1/2 colher (chá) de manteiga (Outra forma para o consumo é substituindo a manteiga pelo leite integral, que você pode ver como se faz neste artigo sobre o leite de maconha);
  • Sachê de chá (qualquer sabor, até o de boldo da sua vó serve);
  • 1 e 1/2 xícaras de água;
  • Filtro de café ou infusor de chá;
  • Açúcar ou mel a gosto (se você quiser).

Preparo:

  1. Comece preparando a erva para o chá. Triture a maconha com um triturador ou pique com uma faca afiada, com cuidado para não reduzir a erva a pó.
  2. Use a manteiga para extrair o THC, misturando-a a maconha de modo que fique toda coberta com a manteiga, mas não encharcada. Manteiga demais inibe a liberação do THC.
  3. Coloque a erva amanteigada no filtro de café ou no infusor de chá Se estiver usando o filtro de café, feche bem para impedir que a maconha vaze, formando assim um sachê com a maconha.
  4. Em uma xícara de chá, coloque os dois sachês (o com a maconha e o de chá da sua preferência) e adicione uma xícara de água fervente.
  5. Deixe o chá em infusão por 3 ou 5 minutos (quanto mais tempo, mais forte) e remova os sachês.
  6. Para beber você pode colocar mel, açúcar ou adoçante a gosto.
chá de maconha, cannamilk

esse é o processo para se fazer o leite de maconha

Lembre-se:

No Brasil, a maconha não é uma planta legalizada e o seu uso, assim como a compra e venda, pode caracterizar uma infração.

É importante lembrar também que, depois de consumir o chá de maconha, não aconselho dirigir ou fazer qualquer coisa que não seja curtir o momento.

Agora é só aproveitar seu chá de maconha! e Caso esteja afim de um doce, que tal fazer aquele brigaconha sensacional?